Novas Regras do Pix: Receita Federal Intensifica Fiscalização de Transações Financeiras.
Novas Regras do Pix: Receita Federal Intensifica Fiscalização de Transações Financeiras
O Que Muda Com as Novas Regras?
Anteriormente, a Receita Federal já recebia informações sobre movimentações financeiras de bancos públicos e privados.
Com as novas diretrizes, a fiscalização se estenderá para todas as empresas que processam transações de pagamento, como operadoras de cartão e plataformas digitais.
As informações a serem reportadas incluem:
Transações iguais ou superiores a R$ 5 mil realizadas por pessoas físicas.
Transações iguais ou superiores a R$ 15 mil feitas por pessoas jurídicas.
Objetivo da Medida
A Receita Federal quer aprimorar o controle e a fiscalização das movimentações financeiras, promovendo maior transparência e combatendo a evasão fiscal.
Esta medida também está alinhada com os compromissos internacionais do Brasil no Padrão de Declaração Comum (CRS), que busca harmonizar políticas de transparência fiscal globalmente.
Em nota, a Receita destacou que a medida “não representa invasão de privacidade, mas busca garantir o pagamento correto dos tributos”.
Impacto para Empresas e Pessoas Físicas
Com essa ampliação no monitoramento, tanto empresas quanto pessoas físicas deverão ficar mais atentas às suas transações financeiras.
A transparência exigida pela Receita poderá trazer implicações significativas para aqueles que não declararem corretamente suas movimentações.
Essas novas regras reforçam a importância de um planejamento financeiro adequado e o cumprimento das obrigações fiscais para evitar penalidades.
Se você movimenta mais que 5 mil reais na sua conta, tem um negócio informal e gostaria de saber formas de regularizar, clique aqui para falar com a nossa equipe ou no logo do WhatsApp.
Comentários
Postar um comentário