MEI pode perder patrimônio pessoal por dívidas da empresa, decide STJ.

 

Uma decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem causado preocupação entre os Microempreendedores Individuais (MEI). O tribunal determinou que os MEIs podem ser responsabilizados com seu patrimônio pessoal para quitar dívidas contraídas pela empresa.

A decisão do STJ ressalta a importância de manter a autonomia patrimonial entre a pessoa física e jurídica. O entendimento é de que, o MEI é somente uma forma de regularizar o autônomo, então o patrimônio da Pessoa Física e da Empresa são as mesmas coisas, de modo que é possível que os credores da empresa ou da pessoa busquem o patrimônio do empreendedor para satisfazer as dívidas.

  

                        Continua após a publicidade                        

Essa decisão tem gerado apreensão entre os MEIs, pois muitos empreendedores optam por essa modalidade justamente por ser mais simplificada e ter menos exigências formais, e acreditar ter uma separação. No entanto, essa facilidade também pode trazer riscos, principalmente quando se trata da proteção do patrimônio pessoal dos empreendedores.

  

                        Continua após a publicidade                        

Diante desse cenário, recomenda-se que os MEIs adotem medidas cautelosas para contratar um funcionário, estar atento aos impostos e contrair dívidas. Caso a empresa esteja em fase inicial de operação, tudo bem se manter no MEI, mas assim que tiver resultado, é interessante sair desse regime para reduzir riscos de perda do patrimônio.

A Consultoria Tributária e Jurídica é a solução para esse tipo de caso. Se você está passando por isso, e tem alguma pendência ou processo v eja como podemos te ajudar!

Além da Consultora, veja o E-Notas. Não emita mais notas fiscais, veja como o E-notas pode automatizar isso no seu negócio. Economize tempo, reduza a burocracia e impulsione a eficiência do seu negócio. Clique aqui para conhecer!

Se você leu até aqui e é Advogado ou Advogada, agilize seus processos e ganhe segurança com o Zapsign: Assine eletronicamente seus documentos com validade jurídica garantida. Simplifique e acelere suas transações comerciais agora! Consulte aqui os planos. Veja também como alcançar mais Pessoas e Clientes por meio do Google Ads, garanta mais Receita para o seu escritório!

Ficou com dúvidas ou gostaria de mais informações sobre o Patrimônio do MEI? Seja atendido agora mesmo, clicando aqui!

#STJ #MEI #PatrimônioPessoal #DívidasEmpresariais #SeparaçãoDeBens #ObrigaçõesFiscais #SegurançaFinanceira

Comentários

Publicidade

Matérias mais lidas

Nota Fiscal: Como emitir? Por que Emitir? Riscos e Oportunidades para a Micro e Pequena Empresa.

Mudanças para os MEIs: Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) pelo Portal Nacional da Receita Federal

Gestor e Contador de Empresa de NH São Condenados por Sonegação de R$ 1,7 Milhão

Precificação de um Produto: Por que é essencial saber sobre impostos na definição dos preços?

Receita Federal anuncia aumento de fiscalização de Notas Fiscais e programa de regularidade fiscal.